ENZIMA - EC 1.1.1.88 - Hidroximetil Glutaril-CoA (HMG-CoA) redutase
 
A estrutura tridimensional desta enzima não foi resolvida (modelada) ainda.

EC
 
1.1.1.88
Nome oficial
 
HMG-CoA redutase
Nome(s) alternativo(s)
 
3-hidroxi-3-metilglutatil-coenzima A redutase.
HMG-CoA redutase
Classe
 
Oxidoredutases atuando no grupo CH-OH dos doadores, com NAD+ or NADP+ como aceptores.
Reação catalisada
 
(S)-mevalonato + CoA + 2 NAD+ 3-hidroxi-3-metilglutaril-CoA + 2 NADH
Substratos
 
(S)-Mevalonato
CoA
NAD+
Produtos
 
(S)-3-hidroxi-3-metilglutaril-CoA
NADH
Vias metabólicas
 
Outros comentários
 

Em vertebrados, a HMG-CoA redutase é a enzima limitante (determina a velocidade da reação) na síntese de colesterol. Nas plantas, o mevalonato é o precursor de todos os compostos isoprenóides.

Esta enzima encontra-se ligada à membrana. Estruturalmente, consiste de três domínios: um N-terminal com número variável de segmentos transmembrana (7 em mamíferos, insetos e fungos, e 2 em plantas); um região ligadora, e um domínio catalítico C-terminal de aproximadamente 400 resíduos de aminoácidos.

Em arquibactérias a HMG-CoA redutase, que está envolvida na biossíntese de cadeias laterais de isoprenóides, parece ser citoplasmática e não possui o domínio N-terminal hidrofóbico.

Algumas bactérias, como Pseudomonas mevalonii, podem utilizar mevalonato como única fonte de carbono. Estas bactérias utilizam esta HMG-CoA NAD-dependente para deacetilar mevalonato em 3-hidroxi-3-metilglutaril-CoA. A enzima desta bactéria é estruturalmente relacionada ao domínio catalítico das HMG-CoA redutases NADP-dependentes.

A caracterização da enzima é feita com base em três regiões conservadas. A primeira é localizada no centro do domínio catalítico; a segunda é uma região rica em glicina localizada na porção C-terminal do mesmo domínio catalítico; e a terceira, ainda na região C-terminal, contém um resíduo de histidina que parece estar implicado no mecanismo catalítico.
Referência


DHTML JavaScript Menu Courtesy of Milonic.com