Estrutura básica do DNA e RNA


Os ácidos nucleicos são polímeros de nucloetídeos, subunidades estas que são unidas entre si por ligações fosfodiéster. Os ácidos nucleicos são o DNA ou o RNA, moléculas que carregam consigo informações a cerca de todas as carcterísticas dos organismos vivos, sejam elas estrtuturais ou bioquímicas. Primordialmente, as informações contidas no DNA se traduzem ao organismo por meio de um mensageiro especial, o RNA
 
Tanto o DNA quanto o RNA contêm duas bases purínicas principais, a adenina (A) e a guanina (G) e duas pirimídicas, sendo a citosina (C) comum de ambos os ácidos nucléicos, a timina (T), presente no DNA e a uracila (U) encontrada no RNA. Evidências mostram que a adenina pareia-se preferencialmente e de forma mais estável com a timina (ou uracila, no RNA) e a citosina com a guanina.
Ainda, purinas e pirimidinas, quando livres, são compostos básicos, hidrofóbicos e relativamente insolúveis em água no pH próximo da neutralidade da célula. Estas propriedades das bases nitrogenadas influenciarão diretamente na estrutura dos ácidos nucléicos (DNA e RNA).
 
Tanto o DNA quanto o RNA têm seus nucleotídeos sucessivos ligados covalentemente por meio de "pontes" de grupo fosfato, em que o grupo 5´-hidroxila de uma unidade nucleotídica une-se ao grupo 3´-hidorxila do nucleotídeo seguinte por meio de uma ligação fosfodiéster. Assim, os esqueletos covalentes dos ácidos nucléicos são formados por resíduos fosfato, pentoses alternantes e bases nitrogenadas, estas podendo ser consideradas como grupos laterais unidas ao esqueleto em intervalos regulares.
 
Ligação fosfodiéster
DNA
RNA
 
Observe que as cores verde e azul indicam que a fita está no sentido 5' para 3' e em vermelo escuro observa-se a ligação fosfodiéster.
 

Leia mais sobre o assunto:
 

 

DHTML JavaScript Menu Courtesy of Milonic.com